Quintais de Minas
Botecar
De 12 de Abril a 13 de Maio
Quintais de Minas
Botecar
De 12 de Abril a 13 de Maio

Os “quintais” do Botecar

Dizem que o mineiro tem um “trem” batendo no lugar do coração. E não é que esse “trem” já estava carregado de saudades? De uma boa prosa, de um motivo para encontrar amigos sem pretexto, de tomar uma gelada e degustar uma culinária de raiz bem regional. Enfim, de Botecar.

E neste ano o nosso tema é uma viagem pelos “Quintais de Minas”, porque nada mais mineiro (e botequeiro) do que um local para socializar com a vizinhança ali bem perto da cozinha.

Já pensou na importância desses espaços? Normalmente localizados nos fundos das casas, com seus canteiros para plantação de hortaliças e ervas, árvores frutíferas e criação de animais, os quintais são utilizados por nós, mineiros, para a produção de alimentos desde o século XVIII. Esta é uma das formas mais antigas de manejo da terra e uma alternativa econômica para consumo de alimentos necessários e saudáveis que proporcionam melhor qualidade de vida. Sem contar que é uma forma de aproximar pessoas, afinal, o que excede dos quintais também abastece as mesas dos amigos e vizinhos.

E foram os quintais que inspiraram o preparo dos pratos concorrentes desta edição do Botecar. Os participantes buscaram técnicas e elementos de hortas, pomares, chiqueiros e galinheiros para inventar receitas deliciosas. Cada uma com uma combinação e história diferente, vale a pena experimentar! Os Quintais de Minas, que há séculos encantam conterrâneos e viajantes estrangeiros, vão agora cativar você neste Botecar 2017.

Patrocínio:
Itambé SINDHORB


Apoio:
Gontijo Cachaça Decisão Amibar CNTur FHOREMG Tecar Jeep


Promoção:
Revista Encontro Jornal Estado de Minas
TV Alterosa
Liberdade FM


Realização:
AL2