Botecar 2019


Botecar 2019
de 10 de abril a 11 de maio
Botecar 2019

Botecar 2019
de 10 de abril a 11 de maio

Brinde ao Congado

A festa que recria a coroação do Rei do Congo já era realizada no Brasil no século XVII e une religiosidade às raízes da cultura afro-brasileira. No nosso estado, principalmente nas cidades do interior, é possível apreciar os cortejos, com “congadeiros” que entoam cantos dramáticos ao som de instrumentos de percussão como tambores, cuícas e pandeiros. Há ainda levantamento de mastros e cavalgadas. Ao longo do trajeto, moradores oferecem comidas típicas e quitutes aos participantes. As casas são enfeitadas com imagens de santos, principalmente Nossa Senhora do Rosário.

Essa tradição secular será o tema do festival Botecar 2019. E vem muita coisa boa por aí. Os botecos participantes elaboraram pratos com ingredientes típicos da história mineira. Prepare-se para muita banana-da-terra, canjiquinha, carne de lata, ora-pro-nóbis, taioba... É de dar água na boca. Afinal, comida com memória tem ainda mais sabor.

Sobre o Botecar

O Botecar foi criado em 2014 com o objetivo de retomar as raízes da cultura tradicional de botecos, gerando um movimento de valorização, desenvolvimento e aprimoramento do segmento em Belo Horizonte. É legitimado pelo fato de ter entre os participantes alguns dos bares mais tradicionais e apreciados da capital.

Entre 10 de abril e 11 de maio, os frequentadores dos botecos e jurados vão avaliar os tira-gostos servidos em 35 botecos, criados exclusivamente para o festival com inspiração no Congado Mineiro. O que obtiver a maior nota total será eleito campeão de 2019.

“Espero para esta 6ª edição que continuemos a encantar o público com tira-gostos criativos e saborosos, frutos da transformação de ingredientes ligados a cultura mineira que é um pilar importante do nosso festival. Nossos bares têm cozinha de raiz, onde o próprio dono e seus familiares estão à frente do negócio, cuidando de cada detalhe desde a preparação do prato a higiene da casa. Tudo para garantir um excelente atendimento”, destaca o idealizador do Botecar, Antônio Lúcio Martins.

Cidade Criativa

Patrocínio:
Pif Paf


Apoio:
Belotur Gontijo Cachaça Decisão


Promoção:
Jornal Estado de Minas
TV Alterosa
Revista Encontro
Diários Associados


Realização:
AL2